sábado, 26 de fevereiro de 2011

Recebida em 23/02/2011

Nota da organizadora: Farei algumas observações sobre o conteúdo da carta. Colocarei um * ao lado de alguns trechos e ao final da carta podem ser lidos os comentários.
.
.
.
.
.
19/02/11
Saudades
sem fim
de todas(os)
vocês!
    
  Espero que quando está humilde mensiva chegar até você que lhe encontre bem desfrutando da mais plena paz, saúde e alegria na Graça de Deus.
   Primeiramente, um bom dia, boa tarde ou boa noite! Como você vai minha linda?
   Ai Carol eu estou bem apesar do lugar, o que aconteceu foi que 2 agentes foram dar blits no quarto onde eu estava e me pegaram com 1 aparelho celular, carregador, bateria, chip e fone de celular, ai então fui para o castigo *1 passei 8 dias e depois vim transferida para cá, 2 dias depois de estar no pavilhão comecei a namorar um sapatão e hoje em dia eu moro com ele, como nós dizemos aqui estamos casados, pois aqui a cela é só de 2 pessoas então dá pra ter nossa privacidade e nossos momentos de prazer claro (Risos)!
   Eu fui transferida pelo fato de não poder ter celular dentro da cadeia e quando se é pega com um gera uma sindicancia ai então o Butantãn voltou eu para aguardar a resposta dessa sindicância que demora no mínimo 6 meses, se eu ganhar (for absolvida), volto para o semi-aberto se eu for julgada culpada pego até de 1 á 2 anos contando desda data que eu fui pega com o celular, como se fosse um castigo que ai eu não vou poder ter benefício nenhum!
   As coisas aqui são sempre iguais presas gritando o tempo todo e regras a serem compridas de ambos os lados!*2
   A penitenciária daqui tem capacidade para 3.000 presas divididas em 3 pavilhões com dois lados cada o lado par onde só contem cela com numeração par e o lado impar que é a mesma coisa, fora o R.O., castigo, seguro e cela especial.*3
  Com certeza eu ainda quero trocar cartas com vocês, queria muito poder conversar pessoalmente! Mais como por enquanto ainda não dá ficaremos dessa forma trocando idéia, certo!
   Infelizmente eu não cheguei a ter saidinha*4 pois fui para o castigo 3 dias antes da saidinha (20 de Dezembro). Mais eu to feliz aqui apezar de tudo o que acontecei pois encontrei uma pessoa que eu amo de verdade. Eu também ainda não consegui ver o meu blog,*5 mais assim que possivel eu irei velo!
   Carol conhecer vocês para mim foi muito importante, eu fugi da realidade em que eu estava vivendo e isso me ajudou muito no meu cotidiano e na minha postura com as demais pessoas no local onde eu vivia e vivo aqui, se hoje na cadeia eu sou uma pessoa mais tranquila e escuto mais o que os outros falam eu agradeço muito a vocês!*6
   A Bruna não está aqui comigo ela foi transferida para Franco da Rocha se você ainda tiver o nome completo dela é só você puxar o endereço da penitenciária feminina de Franco e escrever no nome dela que a carta chega até ela se você conseguir, me faz um favor mande meus dados e peça para que ela me escreva pois eu gosto muito dela e estou com saudades.*7
   Vou finalizar isso por aqui com muitas saudades, só não vou escrever mais pois estou com meu pulso aberto e está doendo, na próxima eu escrevo mais OK.
   Milhões de Beijos a todas(os) vocês
   Estou morrendo de saudades de vocês, ficarei ansiosa pelo retorno
   Abraços a todas(os)
   Fiquem com Deus que ele proteja e ilumine os passos de vocês.

Até a próxima
Talita
.
.
.
.
.

*1 O castigo é uma cela isolada, normalmente solitária (em alguns casos mais de uma presa ficam na cela, por não haver celas suficientes), em que a presa faz sua alimentação no quarto, perde direito de banho de sol, de telefone, de visita, de trabalho e de estudo.

*2 Além das regras impostas pelo próprio sistema penitenciário, as presas também estabelecem regras a serem cumpridas entre elas e punições pela desobediência de tais regras. Caso seja uma cadeia regida pelo PCC ou por outro comando, é o comando que estabelece essas regras e que é mediador político (entre presos e com o sistema carcerário), solucionando conflitos e buscando fazer valer os direitos humanos e prisionais dentro do cárcere.

*3 Dentro de uma penitenciária existem celas especiais, tanto para presas que estão no castigo, quanto para alguma presa que esteja com uma doença contagiosa, ou para presas que correm risco de vida se estiverem no convívio coletivo (celas do seguro), esse risco pode se dar tanto pela presa estar vinculada a um comando diferente do comando que rege o local, quanto por ter cometido algum crime mal visto, como infanticídio.

*5 A saidinha é um benefício do regime semi-aberto. 5 vezes ao ano, em datas comemorativas os presos podem ir para casa por 5 ou 7 dias visitar sua família.

*6 Está se referindo ao Grupo do Trecho e ao trabalho de teatro desenvolvido em 2010 na Penitenciária Feminina do Butantã.

*7 Não havia nenhuma penitenciária feminina em Franco da Rocha. Depois de um tempo, descobri um CDP (Centro de Detenção Provisória) feminino. Achei estranho, pois normalmente só vão para CDPs presos em início de pena, pois são lugares com poucos recursos, sem programas educativos, ou de trabalho, ou de lazer. Telefonei para o CDP para perguntar e sim, ela foi transferida para lá. O que provavelmente significa que regrediu muito de pena.
.
.
.
.
.





   
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário